Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Incêndios, Governo e Alterações Climáticas

Julho 22, 2019

P. P.

IMG_0055 do meu arquivo pessoal

 

Vivo numa região que foi fortemente atacada pelos incêndios de outubro de 2017. Com os alunos de um 4.º ano, da minha Escola, desenvolvemos um projeto de Reflorestação para a Missão UP da Fundação Galp. Posicionados nos 5 primeiros lugares, a nível nacional, razão pela qual pudemos visitar o CEIIA, constatei, por parte do júri, o total desconhecimento para com a realidade dos incêndios florestais, para não falar na ausência de sensibilidade. Portugal não tem somente um lado citadino e de classes cujo trabalho se desenvolve exclusivamente entre paredes. A floresta é impreterível à saúde do nosso planeta, a nossa casa. Será necessária uma aula de Ciências Naturais 5 ou 6 para que os Senhores Doutores compreendam esta importância?

 

As alterações climáticas são uma realidade. Todavia, em meu entender, no nosso país, não justificam de forma cabal os crimes dos incêndios florestais. Crimes! Um deles, o de sucessivos governos que têm padecido de alterações climáticas nas ações e análises. Uma teia de interesses que visa destruir a nossa floresta, autóctone ou não. Quiça o nosso país...

 

Após o conhecimento que todos nós, cidadão comuns, tivemos acerca do ocorrido em Pedrogão Grande, na minha zona... Não, não posso admitir que ainda se aborde esta temática a qual alimenta telejornais, e comcomitantes audiências; entre outras fontes sedentas da desgraça dos outros. Quase sempre,  as nossas forças de intervenção detetam alguns dos responsáveis, como pode ler aqui , mas e depois? Regra geral, dizem, incendiários são loucos . O cerne das fontes criminosas ficam por apurar (tal é a teia!).

Marques Mendes disse "Parece que nada mudou" e pouco mais acrescentou. Deixemos o nosso saudosismo, inércia e pacifismo, que tão bem caracterizam o nosso povo. Urge agir! Em nome da "nossa casa".

O que se tem feito em termos de ordenamento do território, sensibilização e reflorestação com espécies autóctones? Pouco ou nada. Na minha região, o nada é evidente. Os eucaliptos quase logo renasceram, avassalando terrenos que deveriam alimentar outras espécies. Até às Escolas chegam poucos estímulos capazes de implementar trabalho de campo, experimental e de projeto, neste âmbito. Na verdade, estes são manifestamente insuficientes.

O que se tem feito no intuito de combater a criminalidade que todo este tema encerra, ao seu redor?

Na poesia alguma verdade, como pode ouvir aqui

 

Professores, acordos, dinheiro e austeridade

Junho 11, 2018

P. P.

 

De Luís Cardoso Cartoon

 

   Os nossos governantes e os media há muitos dizem que já não nos encontramos em fase austeridade e que a crise cessou. Na verdade, quando comecei a ouvir tais confabulações estranhei uma vez que, no hipermercado os preços pareciam continuar a subir, o total dos bens adquiridos continuava elevado e até superior ao de antes, o mesmo verificando-se nas roupas, telecomunicações, água, ...

 

   Desde muito cedo aprendi a não mentir. Aliás, trata-se de um comportamento desde sempre proibido em família. Na realidade, "mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo"; com o devido respeito pelos portadores de deficiência motora.

 

   Entretanto, neste país à beira mar, continuamos a assistir a inúmeros episódios de corrupção no futebol, bancos, ... Nada de importante, desde que o contribuinte pague. Várias são as individualidades cujo vencimento é superior ao do nosso Primeiro Ministro ou do Presidente da República

 

   No seio do Governo, nunca se constaram reduções salariais e poucos foram os benefícios retirados a classe tão privilegiada, quanto adolescente. Quantos professores, entre outros, não fazem parte da Assembleia da República esquecendo, num ápice, as suas origens? O importante são as selfies para o Facebook e Instagram. Este comportamento já não me choca. Quantas promessas, acordos e princípios eleitorais deram origem, dada a contenção económica, ao papel higiénico a usar na Assembleia da República, medida que não deixa de ter o seu lado ecológico, embora, em termos de reflorestação e ordenamento do território nada se faça... Estou certo que o mesmo sucede em muitas Câmaras Municipais, de cidades que não têm perfil para o ser, mas cujo vencimento de qualquer presidente torna-se elemento motivador. O mesmo acontece com os respetivos funcionários. Todos eles com ordenados superiores aos Presidentes de vilas, muitos destes com trabalho de mérito junto às Escolas, mesmo sem usufruírem de determinadas "regalias extra". Subitamente, ocorreu-me a ideia do IMI. São os que acreditam na Educação.

 

   A minha opinião acerca do atual estado da Educação e da situação dos Professores, é conhecida, como podem ler aqui e aqui. Uma ilação que não se deve olvidar, consiste em terem-nos mentido a todos, cidadãos deste país. A austeridade persiste. Portugal continua pobre e endividado.

 

   Pondo isto de lado, é assim tão difícil contabilizar o tempo de serviço real dos professores, mesmo que sem ajustar os vencimentos, apresentado a verdade? Entrei nos quadros, na altura, quadro de zona pedagógica, no meu 5.º ano de serviço. Mais tarde, passei ao quadro de Escola. Sempre em localidades com distâncias superiores a 100 km de casa, e acessos algo parcos. Ingenuamente acreditei que mais cedo ou mais tarde seria recompensado. Pelo contrário, "doutorei-me" em cuidador de pais com doença oncológica e avó doente de Alzheimer.

Como corrigir os erros do concurso nacional de professores, realizado no ano transato, em que muitos do quadro, há anos, fomos ultrapassados por outros de forma... Por exemplo, se eu quisesse mudar de grupo de recrutamento, o que na minha situação é possível, para conseguir uma melhor aproximação de casa, concorreria na 3.ª prioridade. Muitos outros menos graduados acabaram por nos passar à frente. Afinal, tenho 20 ou 11 anos de serviço? É que se forem 11 posso sempre tirar umas férias de 9 anos. Não vos parece justo (ironia!)?

 

   Desenganem-se aqueles que pensam que todos concorremos em função da média de curso e anos de serviço. Desenganem-se aqueles que pensam que há anos atrás, nos miniconcursos, enquanto não colocados, tínhamos ajuda do Centro de Segurança Social e estes dias de serviço contabilizados, desde que colocados até dezembro. 

 

Não permitamos que os nossos governantes criem tentáculos semelhantes ao que se passa no Brasil. Cuidado, que eles já estão a desenvolverem-se...

 

 

Imagens gentilmente cedidas pelo Arlindo Ferreira do blogue DeAr Lindo

Cartoons de Luís Cardoso

 

 

Mais sobre mim

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D