Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Alguém gostará de mim?

Junho 03, 2019

P. P.

carnival-411494_1920

 

 

    Tarde, junto à porta do laboratório.
O tempo, esse parece-me intemporal, mas constam pouco mais de 20 anos.
Uma aula terminada, um grupo/turma quase do meu nível etário.

Subitamente, encostada à parede, perdida no olhar, disse:
– Dizem que já não sou virgem. Alguém gostará de mim?
– O meu pai será sempre virgem. Nasceu em setembro! – respondi, brincando, ao tentar aliviar o olhar cuja barreira emocional nunca me permitiu ir além.


    Ainda encostada à parede, quase sem expressão facial e com aquele olhar triste, impenetrável e vazio, em resposta ao meu desafio “O que é para ti uma pessoa virgem?” retorquiu:
– Dizem que o meu pai me fez coisas e que agora não sou virgem. Assim, ninguém quererá ficar comigo. Acha que alguém gostará de mim?
– “Gostar” é muito mais do que uma condição. Certamente irás conhecer tantos homens e mulheres que gostarão de ti. Eu gosto de ti.
– No ano passado, a Prof.ª C. disse-me o mesmo.
– E não tem razão?


    Passaram-se os anos.
Casou, tem filhos e embora mais feliz do que quando mais nova, sinto algo estranho na sua escolha. Um homem que mais parece ter a idade do meu pai… Preconceito, talvez.

Em mim, a inusitada interrogação acerca da vida e do destino.

Para uma mãe

Maio 05, 2019

P. P.

De um aluno do 3.o ano

 

FB962A69-F973-49C8-A111-9D0B07742A25.jpeg

    No início de um caminho repleto de aventuras e magia, pela escrita criativa, bálsamo de tantas mágoas, partilho convosco dois momentos dos meus alunos de apoio. A cor, nada mais do que sugestões. O traço vermelho pode tornar-se agressivo, e a falta de diálogo com os potenciais jovens escritores, castradora. Nem eu nem eles estamos corretos. Importa o espírito crítico e aquilo que se diz. Em simultâneo, o enriquecimento

     Nos rascunhos de muitos dos discentes, encontrei momentos válidos e belos para dar a conhecer, mas o tempo não era muito. Como tal, estes dois, representam todos aqueles que deambularam e registaram sentimentos sem amarras ao materialismo supérfulo e  doentio. Afinal, uma mãe é "um ninho", o "conforto", a "compreensão" e a mulher pela qual, desde cedo, nos apaixonamos. "Fonte de luz e de amor", de encantos ímpares, com capacidades inacessíveis ao progenitor, que também é capaz de educar, amar e dar a vida, por um amor maior.

 

Feliz dia da mãe!

O meu agradecimento ao professor titular, capaz de deixar-me voar e por, também ele, valorizar os afetos e a discussão.

 

 

 

Mais sobre mim

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D