Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Procrastinar e seus Estadios

Do conceito ao tratamento

Agosto 12, 2019

P. P.

Procrastinar consiste, numa definição geral, em adiar ações/práticas. Tal acarreta consequências de vária ordem: stresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos.

 

Estádios da procrastinação

Considerada normal, ela torna-se preocupante quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crónica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.

Ela assume perfis diversos. O procrastinador por criação de problema, adia as tarefas para mais tarde porque acha que terá mais tempo. O procrastinador comportamental até faz listas e planos, mas não segue nada do planificado. E o procrastinador retardatário, o qual faz várias coisas antes de cumprir uma tarefa determinada anteriormente.

Como medidas de tratamento sugere-se: estabelecer prazos mais curtos, definir horários do dia para se dedicar a tal atividade ou recorrer à ajuda profissional.

22 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D