Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião e entretenimento, ao deambular entre dois polos

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião e entretenimento, ao deambular entre dois polos

Motivar as Crianças para a Leitura

   

kids-894787 in Pixabay

 

 

 

 

   Atualmente, dada a grande diversidade de recursos multimédia e estímulos, motivar para a leitura nem sempre é fácil. Apesar da minha área estar relacionada com as Ciências Exatas, frequentemente oiço os alunos queixarem-se da falta de animações num livro, a extensividade do mesmo ou não gostarem de "tanta letra".

 

   Um livro é um desafio, um mar de oportunidades e um recurso à imaginação sem limites. Com ele podemos sentir emoções, desencadear debates, aprender, voar entre cenários e personagens só nossas.

Muitos pais não valorizam este apelo à promoção da imaginação. Esta não é somente útil para a escrita. Também a matemática, por exemplo, requer "imaginação". Frequentemente temos de levar o nosso pensamento além do óbvio e no óbvio criar situações conducentes a uma melhor compreensão da situação problema.

 

   A leitura deve adequar-se ao gosto da criança/adolescente, devendo-se explorar diferentes estilos. Na verdade, trata-se de um desafio. Por o meu amigo ler toda a trilogia de X, nada me obriga a ter o mesmo comportamento. Posso gostar de outros estilos ou trilogias que não aquela. Não podemos esquecer também o enriquecimento do vocabulário proporcionado. Assim, que tal estabelecer metas para a leitura de um livro, de que são exemplo o número de páginas ou capítulos/dia? 

 

   Acerca de motivar as crianças para a leitura, assista à seguinte animação. 

 

 

 

 

 

 

22 comentários

Comentar post