Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

26
Abr18

Malhação - Vidas Brasileiras

por P. P.

Elenco-juvenil-da-novela-malhacao-vidas-brasileiras

 

 

 

 

   Dos meus tempos de adolescente e jovem adulto faz parte a série brasileira Malhação. Por cá, chegou, em certo momento, a ser designada por New Wave

Este espaço de 30 minutos, ajudou-me a refletir em muitos momentos da minha vida e em comportamentos dos meus alunos. Da mesma forma, a acompanhar os tempos das gerações com as quais trabalhei. 

   O aparecimento da novela "juvenil" portuguesa Morangos com Açúcar reduziu a audiência de Malhação, que deixou de ser transmitida pela SIC. Dadas as alterações comportamentais a que assisti nos jovens, perante os efeitos de Morangos com Açúcar, nunca simpatizei com esta série.

 

   Atualmente, no canal Globo Portugal podemos acompanhar a 26.ª temporada de Malhação, com o subtítulo de Vidas Brasileiras. Um programa que proponho a alunos e pais. Atualmente, por exemplo, em análise o assédio sexual exercido por um professor numa adolescente e as perspetivas de ambos. Sim, o agressor tem uma perceção distorcida da realidade. Um momento para aprender a descodificar algumas reações e sinais nos nossos alunos/filhos. Esta série é baseada na telenovela 30 vies de Fabienne Larouche, indicada quatro vezes ao Emmy Internacional. Conta com Camila Morgado, Carmo Dalla Vecchia, Felipe Rocha, Daniel Rangel, Alice Milagres, Rayssa Bratillieri, Jeniffer Oliveira e Tom Karabachian nos papéis principais.

 

 

 

   Alguns dos temas abordados são: o desemprego, drogas, assédio, intolerância religiosa, machismo, homofobia, racismo, idealização do corpo e maternidade na adolescência.

 

 

6 comentários

Comentar post

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sussure-nos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Wook