Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Guia dos Direitos Gerais dos Doentes Oncológicos

Julho 26, 2019

P. P.

Durante o cancro da mãe e do pai, nunca fomos informados a respeito do Guia que aqui partilho convosco. Um ato condenável, pelo qual peço desculpa a todos aqueles que não têm qualquer esclarecimento a este respeito. A "polémica" que a publicação SNS, Doentes Oncológicos e Prioridades tem gerado, não obstante a utilização da etiqueta "diário",  remeteu-me para um dos meus deveres, enquanto cidadão, até então esquecido. O documento é de 2017, e encontra-se disponível na Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Para que conste, doentes oncológicos (entre outros) e cuidadores informais são heróis. Quantas batalhas são vencidas sem um abraço? Quantas lágrimas que lavam o nosso íntimo, são contidas ou libertadas, numa dor de alma, sem que ninguém veja?

Existem doenças que estabelecem prioridades. Muitos, por sorte (?), ignoram a prevalência e alastramento dos problemas oncológicos e doenças mentais (demências), como é o caso da Doença de Alzheimer. Destes muitos, os problemas aqui plasmados podem existir no seio familiar, mas o abandono do doente num lar ou junto de um familiar, com visitas semanais ou escassas é um caminho fácil. Não me refiro aqueles que o fazem por motivos de ordem maior. O importante é respeitar, cuidar e acompanhar o doente, independentemente da existência de laços de sangue.

Por um mundo com direitos, democrático e respeito pelos que sofrem.

 

Guia Direitos Gerais do Do... partilhado no Scribd

17 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D