Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Atividade Física na Infância

Brincar é essencial!

Agosto 09, 2019

P. P.

Atividade física na infância - Fonte desconhecida

Brincar ativamente, não implica comportamentos indesejáveis ou hiperatividade. Aliás, no que diz respeito a esta última, recomendo a leitura do artigo Dizer que a Hiperatividade Resulta da Má Educação é um Insulto Terrível aos Pais.

Brincar desenvolve a criatividade, a motricidade, o desenvolvimento sensorial, a maturação do sistema neurológico, a socialização, o controle da impulsividade, a exploração do ambiente, o raciocínio, mais tarde trás vantagens ao desenvolvimento do raciocínio abstrato, ...

Defendo que brincar deve ir além dos 5 anos. Com quem? Pais, avós e amigos. É salutar, para o pleno desenvolvimento da criança, brincar na lama, sentir a "terra" nos pés, sujar-se. Há que aproveitar a natureza envolvente e recorrer ao "faz de conta", ao invés de dotar a criança de dispositivos tecnológicos e brinquedos que pouco ou nada vão além do mero consumismo.

Hoje, já brincou/interagiu com as crianças e jovens que lhe são próximas?

 

 

21 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D