Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Insensato

(In)correto com sentimento.

(In)correto com sentimento.

Insensato

11
Out17

Nas Escolas o Coaching para alunos é necessário

PP

 

woman-1006102 by Pixabay

 

 

 

 

   Muito ouvimos falar em insucesso escolar.

Eu próprio condeno o funcionamento de muitas Escolas Básicas, os currículos desajustados dos níveis etários dos alunos e a rapidez que nos é pedida, a nós professores, para os abordar, e às crianças/ adolescentes para os assimilarem. É fácil entrar em stresse. 

   No 2.º Ciclo e seguintes, o ME há muito terminou com as aulas de Estudo Acompanhado. Quantos livros comprei para ensinar a estudar... Agora, pratica-se "Apoio ao Estudo", umas vezes por semana, orientado por professores de diferentes áreas curriculares e que raramente dominam a linguagem matemática como quero. Isto em algumas Escolas, claro está e não sendo os colegas da minha área, não têm obrigação para tal. Ou seja, eu posso não dar Apoio ao estudo às minhas turmas e dar a outras, blocos de apenas 45 minutos. Esta é uma situação que já se passou comigo, em determinado Agrupamento. Escusado será dizer que, cheguei ao fim do ano, praticamente sem saber o nome dos alunos das outras turmas (horrível!). Conste que exemplifiquei com a minha área porque outros problemas há com as restantes, designadamente, por exemplo, a língua estrangeira e a história, entre outras.

  Importante é, em meu entender, pegarmos em alunos com dificuldades ou não e servirmos de ombro amigo. Sermos aquele com quem sabem que podem contar e desabafar. Como diziam os meus alunos de Seia, quando lhes perguntava porque me contavam certos pormenores, eis a resposta: "Porque o setor não se vai xibar como os outros". Creio tratar-se de linguagem dos Morangos com Açúcar... Continuando, além de um suporte aos problemas pessoais, um suporte ao estudo, à melhoria do desempenho. Aquele que se preocupa em debater com o aluno, "onde erramos ao estudar para esta prova? No que temos de mudar?". Isto é, o Professor Coach. Penso que nas palavras da magnífica Dr.ª Celina, psicóloga clínica, com quem trabalhei em Trancoso, nos meus tempos de professor de Educação Especial, esta designá-lo-ia como "professor referência, com quem os alunos sabem que podem contar". 

 

De seguida, deixo-vos um manual, em espanhol, com várias ideias: COMO-SALIR-DEL-HOYO.pdf

 

Espero que vos seja útil!

 

 

 

12 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Redes Sociais

Facebook

Direitos

Copyrighted.com Registered & Protected 
OEUB-OLVX-XIX7-YGES

Fazemos parte do