Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Insensato

(In)correto com sentimento.

Insensato

(In)correto com sentimento.

Arte | Tamara de Lempicka por Teresa Alves

   Hoje, trago-vos uma interpretação de Tamara de Lempicka.

Esta obra foi levada a cabo pela minha prima Teresa Alves, que conhecem como figurinista de vários êxitos da teledramaturgia do canal televisivo TVI, tendo iniciado a sua carreira, na década de 90, na extinta NBP. Confiram a sua  galeria no Instagram.  Esta pintura consta ainda do Atelier Internacional de Belas Artes

Ao contrário de muitos artistas, a Teresa não gosta de reconhecimento (se as minhas orelhas aparecerem vermelhas, já sabem qual a razão!). Porém, é uma mulher intemporal, conhecedora de diferentes culturas e estilos.

 

   Podemos encontrar várias obras de Tamara de Lempicka no sítio eletrónico que aqui partilho. Das suas palavras destaco:

 

Among a hundred paintings, you could recognize mine,

my goal was:

Do not copy. Create a new style, ...

colors light and bright,

return to elegance in my models.

 

O que vos parece que a artista tentou salientar?

 

 

Interpretação de Tamara Lempicka por Teresa Alves

 

   Na minha humilde interpretação, sem qualquer conhecimento científico na área, a Teresa fez uma homenagem à mulher. Aquela que, atualmente, é enquadrada nas "diferentes", dados os atuais padrões estéticos. Muito há a fazer pelas mulheres e homens que não obedecem aos padrões estabelecidos. 

Esta mulher, de linhas fartas, é dotada de sensualidade. Veja-se como toca os mamilos, utiliza os vermelhos, típicos do desejo carnal e deita-se de forma provocante/convidativa. Como tal, estamos perante uma mulher atualmente considerada XXL, à qual não são abnegados o direito ao desejo, à emancipação, ao prazer e à beleza, que se distingue do esteticamente padronizado para a nossa época.

12 comentários

Comentar post