Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[In]sensato

O (in)correto deambula entre nós

[In]sensato

O (in)correto deambula entre nós

Arte - Ora Bolas!

Da prima Teresa Cachado Alves para o Atelier Internacional de Belas Artes

 Pintura a óleo, Ora Bolas!,  por Teresa Cachado Alves

 

    Nesta publicação apresento-vos o recente trabalho da prima Teresa Alves, desenvolvido no Atelier Internacional de Belas Artes.

Para esta pintura, a Teresa baseou-se numa fotografia do portefólio do seu avó. "Ora Bolas!" era o título da foto a preto e branco. Esta retratava um miúdo que ao saltar o arame farpado da Defesa Marítima do Porto de Lisboa, naquele tempo situado em Belém, onde hoje é o Hotel Altis, ao tentar movimentar-se no meio das bóias enormes, rasgou os calções.

 

   Como obra de arte que é, não pude deixar de fazer uma interpretação pessoal desta pintura a óleo. Em meu entender, o jogo de cores permite-nos voar até outros contextos. Assim sendo, gostaria de, na caixa de comentários saber qual é a vossa interpretação pessoal. Depois da pergunta que se segue, deixo a minha.

 

 

Qual é a vossa interpretação acerca desta obra?

 

 

 Esta é uma obra que me agrada muito.

A minha interpretação consiste na fuga, de um menino, dividido entre dois mundos. O das bombas, numa das quais se reflete a sua sombra e o aprisionamento num colorido que pode expressar explosões ou um muro. Do lado de cá, do arame, o nosso mundo, numa localidade em paz.

Um cenário, na minha perspetiva, da II.ª Grande Guerra Mundia, que não consigo dissociar de "O Menino do Pijama às Riscas".

16 comentários

Comentar post